CAMINHOS TORTOS (4/5)

  
OS TERMOS

Arrependimento. A diferença entre o remorso e ele vai além do número de letras que compõem cada palavra. Pois, para um vocábulo de sete letras, o remorso carrega uma dor sem atenuantes. O tempo não é remédio, mas se fosse não curaria a aflição causada por tanto remoer a culpa que só alimenta o ódio que sentimos por ter cometido um erro. O arrependimento não é menos pior. Entretanto, aprouve a Deus torná-lo a virtude dos mortais.

Impotente, eu voltei a errar enquanto não soube o que era arrepender-se, e a cada queda eu sentia a alma se sujar. Pareciam ser manchas indeléveis. Eu tremi e temi quando senti que dentro de mim alguém morria. Não era a pessoa que me apresentou os prazeres passageiros da vida – quero eu sua morte! Era minha alma que falecia.

Uma lágrima tocou o chão, o que para mim parecia ser normal já que o choro me encontrava todas as manhãs – tornou-se minha rotina. Mas uma pequena brasa se acendeu no escuro e eu reconheci o erro em minhas mãos e o odiei. Eis a diferença tão notável entre um termo e outro: o remorso fazia com que eu me odiasse por causa do erro; o arrependimento me fez odiar o erro em si. Se um passo para longe do Criador fez com que eu me distanciasse completamente dele, dando um passo em sua direção, de alguma forma eu sabia que se cumpriria o que escrito foi. Como a lei de Newton, que diz que toda ação gera uma reação; o resultado exato da equação: eu + perto dele = ele + perto de mim. Sim, o arrependimento abre qualquer fechadura.

Continua…


Amanhã será a parte final. Não leu as outras três partes? Clique nos links: Parte 1 / Parte 2 / Parte 3

Deixe uma Resposta

